quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal

As Equipas Olímpicas desejam-lhe um Feliz Natal. Convívio, partilha sincera e boas recordações.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O que é o WACS GLOBAL CHEFS CHALLENGE?

.
O Global Chefs Challenge é um concurso gastronómico, organizado pela Associação Mundial de Chefes (WACS). Aberto a qualquer país membro da Associação, o concurso funciona por eliminatórias ou semi-finais, até serem seleccionados os sete países representantes desete regiões mundiais.

Em Fevereiro de 2009, decorreu a primeira semi-final, da qual a Noruega saiu vencedorrra com o Chefe Ronny Kolvik, representado a Europa do Norte. As restantes semi-finais decorreram ao longo dos últimos meses, até ao início de Outubro quando se realizou a última. Estavam assim seleccionados os sete representantes.

Europa do Norte, Europa do Sul, Ásia, África e Médio Oriente, Pacífico, Américas e Europa Central são as sete regiões representadas no concurso. A semi-final da Europa do Sul realizou-se em Abril de 2009, e Lisboa foi a cidade anfitriã do concurso. A ACPP recebeu os concorrentes e encarregou-se dos dias que passaram em Portugal. Dessa semi-final, Portugal saiu vencedor com a pontuação mais elevada de todas as semi-finais (94.65 em 100 pontos).

Portugal passava assim a representar a Europa do Sul, com o Chefe Carlos Gonçalves, ficando directamente apurado para a final do concurso.

Para além da Noruega (Chefe Ronny Kolvik, Europa do Norte) e de Portugal (Chefe Carlos Gonçalves, Europa do Sul), os restantes cinco países seleccionados das semi-finais regionais foram: Indonésia (Chefe Wayan Wicaya, Ásia), Canadá (Chefe Chris Thomson, Américas), Emirados Árabes Unidos (Chefe Juraj Kalna, África e Médio Oriente), Austrália (Chefe Clifford Ross Howell, Pacífico) e Holanda (Chefe Wim Klerks, Europa Central). São os sete países a competir em Janeiro de 2010.