quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ao Chefe Nuno Mendes

.
Nasceu-me o gosto pela cozinha através da família, principalmente pela influência da minha mãe, cozinheira de mão cheia na cozinha tradicional portuguesa da região de Abrantes, Ribatejo. Desde cedo acompanhei a minha mãe na confecção de grandes banquetes, casamentos, baptizados e outros eventos na nossa região. Desde então o gosto por esta arte fez com que a minha opção profissional fosse a arte da cozinha.

Nuno Mendes

.

Nuno Mendes faleceu esta semana, aos 38 anos. Apresentava-se assim, destacando a importância da sua região, o papel da mãe e as suas raízes na arte da cozinha. De há muito tempo vinha o seu contacto com as Equipas, acompanhando a sua evolução e organização. Em entrevista, lembrava a importância que para si tinha estar a representar o país numa área na qual gostava de trabalhar.

Membro das equipas desde 2008, Nuno Mendes acompanhava-as desde 1998. Quando surgiu o convite para fazer parte da Equipa Olímpica Sénior, Nuno Mendes dizia ter sido "muito gratificante". O trabalho que fez levou-o às Olímpiadas de Culinária em Erfurt, há cerca de um ano atrás.



Nascido em Abrantes, a 27 de Dezembro de 1970, Nuno Mendes apurou o seu gosto pela cozinha através da família. Muito em especial um gosto pela cozinha tradicional da região do Ribatejo. Começou por trabalhar em alguns restaurantes regionais, até em 1991 ter decidido fazer um curso de aperfeiçoamento de segundo cozinheiro.

Pouco depois estagiou no Hotel Lutécia, em Lisboa, durante quatro meses, onde complementou a sua formação com a prática de cozinha europeia. Passou pelo restaurante Massima Culpa e especializou-se em comida italiana. Fez uma formação de Cozinha Mediterrânica e trabalhou no Restaurante Café Paraíso, em 1998.

Foi subchefe do restaurante La Villa, no Estoril, e chefe de banquetes no Centro Cultural de Belém. Nuno começou a trabalhar no Pestana Palace Hotel como primeiro cozinheiro, e por recomendação do Hotel prestou serviços na Embaixada de Áustria. Foi subchefe do restaurante Bica do Sapato em 2006, e desde 2007 era chefe de cozinha no Cop'3, em Lisboa.

O seu percurso teve um ponto alto quando venceu em 2006 o prémio de Chefe Cozinheiro do Ano. Um tempo antes tinha ficado em primeiro lugar no Festival de Chocolate em Óbidos.

Nuno Mendes destacava a sua grande ansiedade quanto à participação em competições internacionais, lembrando que tentava estipular metas a alcançar. As Olimpíadas de Culinária na Alemanha, em Outubro de 2008, foram um momento em que Nuno Mendes deu provas do seu trabalho com profundo rigor.

Para os membros e capitães das Equipas Olímpicas foi - e continuará sempre a ser - igualmente muito gratificante o papel de Nuno Mendes e a sua extraordinária dedicação.

.

.

4 comentários:

Unknown disse...

descansa em paz chef nuno mendes

Unknown disse...

o adeus a um grande profissional e amigo, que não será esquecido!...

Eronildes disse...

Adeus grande chefe obrigado pelos ensinamentos que me passou estou muito triste por isto. descança em paz.

Unknown disse...

Muito eclético e apaixonado pela Arte da Cozinha.
Adeus Nuno