quarta-feira, 22 de abril de 2009

Portugal vence o Global Chefs Challenge

Entre nove países participantes da Europa do Sul e Mediterrâneo, Portugal foi o vencedor do concurso WACS Global Chefs Challenge. A dupla portuguesa, com Carlos Gonçalves - membro da equipa sénior - e o assistente, Celso Padeiro, destacou-se nesta competição, representando agora a região.

Esta vitória permite que Portugal esteja presente na final em Santiago do Chile, onde se disputará o título de melhor cozinheiro do mundo. Decorrerá em 2010, paralelamente ao Congresso Mundial da WACS (World Association of Chefs' Societies).

Para Carlos Gonçalves, foi a segunda participação no concurso. A primeira, na Eslovénia, em 2007, ficou marcada pela aprendizagem em relação a diferentes aspectos da competição. A preparação para esta participação foi, portanto, aperfeiçoada.

A prova consistia na preparação de quatro pratos para 12 pessoas: uma entrada, um prato ovo-lacto-vegetariano, um prato principal e uma sobremesa. O menu vencedor, escolhido por Carlos Gonçalves, foi o seguinte:

Entrada: Creme de frango, timbale de legumes salteados, peito de frango fumado, emulsão de coentros e gengibre, almôndega de frango com soja

Vegetariano: Salada de portobellos e maçã verde, geleia de romesco, trigo ligado com queijo da ilha como um risotto, ovo de codorniz a vapor

Prato principal: Robalo corado com picadinho de tomate e amêijoas à Bulhão Pato, puré de aipo, batata roxa, flan de ervilhas e crocante balsâmico

Sobremesa: Biscuit de agrião com ganache de chocolate Valrhona, parfait de chocolate branco e maracujá, sorbet de pepino, azeite e iogurte, geleia de morango e menta e macarron de cacau.

Na sessão de entrega dos prémios, a emoção era visível em todos os elementos das equipas presentes. E, em especial, no vencedor, por ser o reconhecimento de um trabalho intenso e dedicado dos últimos anos.


Sem comentários: