quinta-feira, 16 de julho de 2009

A caminho das Olimpíadas de Culinária de 2012


  • Como se prepara a maior competição culinária do mundo?
As ideias de cada elemento da equipa devem ser apresentadas no início do ciclo de preparação das Olimpíadas, ou seja, até ao passado dia 1 de Janeiro de 2009. Cada um deve fazer um dossier da competição, onde colocará as suas sugestões e as alterações que forem sendo feitas.

Seguem-se meses de treino, com aperfeiçoamento das técnicas. No último mês de treino, define-se a mesa fria a apresentar, estipulando o que cada um irá fazer e empratar. Todos os elementos da equipa devem ter as suas listas prontas 45 dias antes da competição. A partir de então, cada um deverá definir um esquema de transporte e acomodação do prato, assim como o empratamento, exactamente como irá ser feito na competição.

O processo de empratamento pode ser dividido em quatro passos e tem de ser treinado para que antes da competição a probabilidade de erro seja mínima. O primeiro passo é limpar o prato com álcool. Depois filma-se o prato com película aderente. De seguida, é recortada a área para colocar a comida. Existe uma caixa com uma grande variedade de especiarias e molhos, para dar um ar de tempero aos pratos. Por fim, o prato é filmado com película.

Antes de serem apresentados na mesa, todos os pratos têm de passar pelo capitão da equipa para finalização.

Consoante a verba para cada competição, e quando for possível, a cozinha irá ser antecipadamente visitada no país da competição, assim como os locais para possíveis compras locais pelo capitão ou pela logística. Isso permitirá conhecer o ambiente com antecedência e saber responder a qualquer falha ou barreira que surja.

Sem comentários: