sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Chefe americano em Portugal com as Equipas

.

A paixão de conjugar sabores e conciliar ingredientes é - já se sabe - partilhada mundialmente. Seja em pequenas cozinhas, seja nos maiores restaurantes e hotéis. Seja um cozinheiro amador, um grande Chefe português, ou um dos mais destacados Chefes norte-americanos.

Mas quando falamos em Culinária, ou em grandes competições internacionais de Culinária, a conversa é ligeiramente diferente. Exige-se muito mais. Não é só uma boa, original e consistente mistura de sabores. Mas sim um prato bem apresentado, com harmonia, equilibrado em termos de cores, sabores, ingredientes.

Edward G. Leonard é um reconhecido Chefe dos Estados Unidos da América, sendo um dos poucos Master Chefs dos EUA. Faz parte da Academia Americana de Chefes (AAC) e foi presidente da Federação Americana de Culinária. É Chefe Executivo no Westchester Country Club in Rye, Nova Iorque.

O Chefe Edward esteve em Portugal a convite das Equipas Olímpicas, para partilhar alguns dos conhecimentos das suas muitas participações nas Olimpíadas de Culinária. A Equipa dos EUA tem uma particular experiência e conta com uma vitória em 2004. Edward Leonard explicou detalhadamente aos Chefes portugueses quais os detalhes avaliados com mais peso pelo júri e quais os erros que não podem ser cometidos. Observou ainda o trabalho das equipas portuguesas, chamando a atenção para pequenos detalhes.



Questionando-o sobre as equipas olímpicas, Edward Leonard comentou que um dos pontos específicos é a média de idades. "Normalmente, uma equipa sénior tem elementos mais velhos. Mas isso tem vantagens e desvantagens", afirmou. "Por um lado os Chefes mais velhos tendem a ter menos abertura para aprender, para receber críticas. O bom de serem mais novos é desejarem aprender".

Entre os membros da Equipa Sénior, era visível a vontade de absorver todas as informações dadas pelo Chefe Edward, corrigindo pequenos detalhes e melhorando a sua forma de estar na Cozinha.
















Sem comentários: