sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Chefe americano em Portugal com as Equipas

.

A paixão de conjugar sabores e conciliar ingredientes é - já se sabe - partilhada mundialmente. Seja em pequenas cozinhas, seja nos maiores restaurantes e hotéis. Seja um cozinheiro amador, um grande Chefe português, ou um dos mais destacados Chefes norte-americanos.

Mas quando falamos em Culinária, ou em grandes competições internacionais de Culinária, a conversa é ligeiramente diferente. Exige-se muito mais. Não é só uma boa, original e consistente mistura de sabores. Mas sim um prato bem apresentado, com harmonia, equilibrado em termos de cores, sabores, ingredientes.

Edward G. Leonard é um reconhecido Chefe dos Estados Unidos da América, sendo um dos poucos Master Chefs dos EUA. Faz parte da Academia Americana de Chefes (AAC) e foi presidente da Federação Americana de Culinária. É Chefe Executivo no Westchester Country Club in Rye, Nova Iorque.

O Chefe Edward esteve em Portugal a convite das Equipas Olímpicas, para partilhar alguns dos conhecimentos das suas muitas participações nas Olimpíadas de Culinária. A Equipa dos EUA tem uma particular experiência e conta com uma vitória em 2004. Edward Leonard explicou detalhadamente aos Chefes portugueses quais os detalhes avaliados com mais peso pelo júri e quais os erros que não podem ser cometidos. Observou ainda o trabalho das equipas portuguesas, chamando a atenção para pequenos detalhes.



Questionando-o sobre as equipas olímpicas, Edward Leonard comentou que um dos pontos específicos é a média de idades. "Normalmente, uma equipa sénior tem elementos mais velhos. Mas isso tem vantagens e desvantagens", afirmou. "Por um lado os Chefes mais velhos tendem a ter menos abertura para aprender, para receber críticas. O bom de serem mais novos é desejarem aprender".

Entre os membros da Equipa Sénior, era visível a vontade de absorver todas as informações dadas pelo Chefe Edward, corrigindo pequenos detalhes e melhorando a sua forma de estar na Cozinha.
















sexta-feira, 13 de novembro de 2009

1ª reunião com candidatos para a Equipa Júnior



O processo de selecção de uma nova Equipa Júnior teve início com uma primeira reunião, no dia 7 de Novembro, com 22 candidatos. O Chefe António Bóia, capitão da Equipa, tinha anunciado há uns meses que estava em contacto com Chefes de Cozinha e com as Escolas de Hotelaria de maneira a conseguir reunir um grupo de jovens cozinheiros com interesse e características para formar uma nova Equipa Júnior. Para além dos que foram indicados pelos Chefes de Cozinha, houve também candidaturas espontâneas.

Contando com o apoio do Chefe Celestino Grave, capitão-adjunto da Equipa Júnior, até Março serão excluídos cinco dos candidatos. Até lá, haverá apenas rueniões aos fins-de-semana, com pequenos trabalhos para fazerem em casa. Depois de Março, passarão à cozinha e nessa altura serão atribuídas tarefas concretas.

No fim de cada reunião é feita uma acta, resumindo as principais conclusões. Na primeira reunião, os Chefes voltaram a destacar os requisitos individuais de cada jovem cozinheiro. "Foi ainda sublinhado que a importância de concorrer [às competições de culinária] passa por participar, aprender, evoluir, trocar experiências, actualizarmo-nos".

Para a próxima reunião, dia 28 de Novembro, os 22 candidatos devem trazer:

- uma ideia de um tema (para a competição no Luxemburgo, em Novembro de 2010)
- articulação e desenho de um menu empratado, onde deverá constar um prato, uma entrada e uma sobremesa;
- uma ideia de uma travessa ovolactovegetariana para 4 pessoas;
- dois fingerfood frios
- dois fingerfood quentes.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Equipas Olímpicas enchem Casa do Campino



Como sucedeu no ano passado, também este ano as Equipas Olímpicas ficaram responsáveis pelo último almoço do Festival Nacional de Gastronomia. O almoço decorreu no Salão Nobre da Casa do Campino, em Santarém.

Foi salientado o contributo de Carlos Abreu, director do Festival, assim como de Virgílio Gomes, com um papel relevante nesta 29ª edição do Festival. O almoço contou com a presença do Secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Conde Rodrigues, do Secretário de Estado da Justiça, José Correia, do Governador Civil de Santarém, Joaquim Botas Castanho, e do Presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores.

Os alunos da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa tiveram também um papel fundamental na ajuda das Equipas Olímpicas na cozinha, assim como no serviço das mesas.

Veja algumas fotografias do trabalho das equipas nas cozinha antes de o almoço ser servido.













domingo, 8 de novembro de 2009

Equipas homenageiam Nuno Mendes



A melhor forma para recordar e homenagear o Chefe Nuno Mendes é cozinhar. Foi essa a actividade que ocupou grande parte da sua vida. E foi também assim que as Equipas Olímpicas relembraram Nuno Mendes, não só como colega, mas como amigo de longa data de alguns dos membros das Equipas.

As Equipas prepararam o menu a apresentar no almoço de encerramento da 29ª edição do Festival Nacional de Gastronomia em Santarém. Também Nuno Mendes, enquanto membro da Equipa Sénior, contribuiu para a escolha do menu e estaria certamente presente com as Equipas no dia de amanhã.

Fica mais uma vez a certeza de que a sua presença e o seu papel - marcantes - continuarão a ser recordados entre os membros das Equipas.


As Equipas Olímpicas no Jornal Metro


Veja aqui a sugestão publicada sexta-feira na edição de Lisboa do jornal Metro.