quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Estar nos 10 primeiros do mundo em 2012"



O Capitão da Equipa Sénior, Paulo Pinto, começou por apresentar um vídeo com fotografias das últimas competições internacionais das equipas. Recordações para alguns dos presentes, novidades para outros. Horas de trabalho intenso, noites passadas a trabalhar nas cozinhas. Aspectos que caracterizam os dias de uma competição de cozinha.

Foram colocadas algumas questões ao Chefe Paulo Pinto, nomeadamente a origem das equipas, o processo de candidatura dos membros, os requisitos. Como se organizam as competições? Como são os dias da competição? Quais os preparativos? Há exactamente um ano, quando decorriam as Olimpíadas de Culinária na Alemanha, o diário da competição respondeu a todas estas questões.

Carlos Madeira, encarregado da logística das Equipas, lembrou a importância dos patrocinadores. Destacou ainda o facto de não existir qualquer apoio estatal para as Equipas Olímpicas. Fausto Airoldi também explicou o peso da definição dos patrocinadores no início do ciclo de quatro anos,

"Houve uma evolução objectiva nos últimos anos", disse Fausto Airoldi. "Passámos de 38º lugar em 1992 para 12º em 2008". É uma forma muito clara de resumir todo o trabalho dos últimos anos. O objectivo é "estar nos dez primeiros em 2012", lembra Fausto Airoldi. "Para preparar estas Equipas, gastam-se 120 mil euros em quatro anos", afirmou . "Mas é muito bem investido, porque também estão a passar conhecimento a outros cozinheiros".

Da conversa sobre as Equipas Olímpicas, surgiu a dúvida sobre quem se pode candidatar às Equipas Olímpicas. Paulo Pinto explicou que a equipa júnior que está agora a ser formada encontra-se aberta a candidaturas espontâneas. Ainda que o Chefe António Bóia recorra às Escolas de Hotelaria e a outras unidades - falando com Chefes que possam aconselhar jovens cozinheiros - a possibilidade de darem a conhecer o seu gosto por entrar nas Equipas está aberta.

Sem comentários: