segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Joaquim Sousa, Chefe Pasteleiro


A sua carreira profissional começou em Paris e tem passado por várias experiências nacionais e internacionais. Consciência do desafio e da responsabilidade é o que destaca do seu papel na Equipa, da qual faz parte como Pasteleiro desde 2006.

Sabia pouco das Equipas Olímpicas até ter sido convidado a entrar para a Equipa Sénior. Joaquim Sousa é desde então o pasteleiro principal. “É uma grande responsabilidade, e por isso torna-se um desafio ainda maior”, explica. “Sei que posso contar com qualquer elemento da equipa, mas essa responsabilidade leva-me a ter de concentrar mais sobre a minha prova, com mais horas de trabalho e um esforço redobrado”.

A entrada na Equipa Sénior permitiu-lhe desenvolver técnicas e aprofundar conhecimentos. No entanto, não mudou em muito o seu percurso profissional, “marcado por grandes Chefes e viagens pelo mundo fora”. A última passagem foi por São Tomé e Príncipe, onde esteve no Pestana São Tomé, Pestana Equador e Hotel Miramar.

Joaquim Sousa começou por tirar o curso de pastelaria em Paris, onde nasceu. Concluiu-o em 1991, mas ainda durante o curso estagiou na pastelaria Bouillet, em Paris. Passou como aprendiz pela pastelaria Dame Blanche, e trabalhou num Salão de Chá. No fim do curso, entrou no Hotel Nikko onde trabalhou durante dez anos. O progresso na sua carreira como pasteleiro fez-se maioritariamente no hotel, mas trabalhava também em vários restaurantes em Paris, com 1 a 3 estrelas Michelin.


Antes de voltar para Portugal, Joaquim Sousa completou dois cursos na Escola de Valhrona e na Escola Lenôtre, ambas em Paris. Em 2001, começou a trabalhar no Pestana Palace Hotel e foi também Chefe Pasteleiro executivo do Pestana Hotel em Cascais e do Pestana Hotel Quinta da Beloura. Paralelamente esteve nas Pousadas de Portugal, durante dois anos.

Aos 36 anos, e actualmente a trabalhar como Chefe Pasteleiro no Tivoli Marina Vilamoura e o Tivoli Victoria Vilamoura, reconhece que estar na Equipa Olímpica o ajuda no seu dia-a-dia. “Sem dúvida, permite-me desenvolver técnicas e aprender muito com as competições, e por isso também me ajuda a inovar, seja nos empratamentos ou nas confecções”.


Sobre estar na Equipa, Joaquim Sousa sublinha os requisitos essenciais – vontade, disponibilidade, espírito de equipa, profissionalismo e flexibilidade. E sobre a oportunidade estar aberta a todos os interessados e que cumpram esses critérios, relembra: “Estamos à procura de um pasteleiro para entrar na equipa há algum tempo, mas ainda não apareceu ninguém”.


3 comentários:

Alpina Pastelaria disse...

Olá Chefe Joaquim Sousa

Sou Pasteleiro a alguns anos em pastelarias que me pertencem desde que fiz 18 anos, neste momento dedico as minhas horas a dar formação de pastelaria em escolas basicas

Tenho 35 anos e estou a tirar uma licenciatura em Gestão hoteleira para obter um nivel superior academico e assim ter uma projecção maior na formação


Li sobre o seu precurso e dou-lhe os parabéns gostaria de saber como posso saber mais sobre as equipas Olimpicas.

O Meu contacto é 963323731
pauloalpina@gmail.com
www.pastelariaalpina.blogspot.com

Telmo Moutinho disse...

olá boa tarde chefe Joaquim Sousa, já oiço falar bem do seu trabaalho desde o Pestana Palace em Lisboa, eu
chamo-me Telmo Moutinho tenho 22 anos, neste momento estou em roma a trabalhar na pastelaria de um restaurante de hotel. Gostaria de sanber o que posso fazer para um dia pertencer também à seleção.
Para já tenho a ambição de girar um pouco o mundo, ver mais e aprender, mas continu-o com o sonho de um dia pertencer à seleção.
a maior sorte para todos os projectos e um bom natal e feliz entrada no novo ano.

deixo o meu e-mail: Telmo_moutinho@hotmail.com

angelo disse...

muito boa noite chefe o meu nome é angelo deodato e fiquei a conhece-lo atraves do chefe pedro campas que faloume muito do seu magnifico trabalho . gostaria de convidalo a almoçar na escola de hotelaria e turismo de de Lisboa onde estudo .
atenciosamente
angelo Deodato
angelo-rm@hotmail.com