
Faz parte da Selecção Nacional de Cozinha desde 1992, ano em que participou pela primeira vez nas Olimpíadas de Culinária.
Desempenha actualmente o cargo de chefe executivo do grupo BHolding.
António Bóia nasceu em Bragança em 1970, e aos 16 anos iniciou o seu percurso como cozinheiro em Paris. Entre 1990 e 1996, trabalhou como cozinheiro em Paris e em Lisboa, no restaurante Alcântara Café e no Hotel Lapa Palace. Foi subchefe no Hotel Meridien, em Lisboa, e em 2002 passou a subchefe executivo no Hotel Ritz.
Em 2006, assumiu o cargo de chefe executivo dos dois restaurantes em Oeiras.
Paralelamente, e desde 1992, apostou no seu trabalho com as equipas olímpicas. Começou por fazer parte da equipa júnior, possibilidade que surgiu depois de ter ganho o concurso Toque d'Or em Portugal.
Para além da participação nas Olimpíadas desde 1992, António Bóia passou por outras competições internacionais, como o World Culinary Grand Prix ou o American Culinary Classic. Em 1997, António Bóia tinha assumido a chefia conjunta da equipa sénior e em 2004 inicia funções como chefe da equipa júnior.
Desde então, tem preparado jovens cozinheiros para competições internacionais e é actualmente responsável pelo trabalho da equipa júnior. Uma preparação intensa e minuciosa, bem como muito esforço e dedicação são os princípios que exige a cada um dos membros da equipa. António Bóia foi recentemente integrado no painel de júris credenciados pela WACS. O número de júris em Portugal é ainda muito reduzido.
1 comentário:
Para se tornar um Bom Cozinheiro, nao quero saber o que é preciso, mas o que se deve sentir verdadeiramente para que possa vir a ser um Bom Cozinheiro? ...
Enviar um comentário