terça-feira, 21 de outubro de 2008

Galo de Barcelos em Erfurt

Haverá um enorme Galo de Barcelos levado pelas equipas portuguesas para a exposição do menu frio na feira das Olimpíadas de Culinária.

O galo fez 2670 km, esteve seis dias nos corredores das cozinhas, foi pintado e já foi levado para o espaço da feira onde amanhã estará exposto.


Sobre o Galo de Barcelos...

Conta a lenda que em Barcelos, há muitos anos, a população andava atormentada por não encontrar o responsável de um crime.

Um dia apareceu um galego que consideraram suspeito. Pouco depois, o homem foi condenado à forca. Mas o galego insistia na sua inocência, justificava-se dizendo que estava só de passagem como peregrino a Santiago de Compostela. Pediu para falar com o responsável pela decisão, e levaram-no a casa do juíz que almoçava na altura com amigos. Tinha em cima da mesa um enorme galo assado.

O galego voltou a garantir estar inocente e disse: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem." Ninguém o levou a sério.

Mas nesse dia, quando o homem ia ser enforcado, o galo levantou-se e cantou. O juiz correu para salvar o galego que foi imediatamente libertado.

Sem comentários: