quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Prova menu frio

Sobre a prova de hoje…

As equipas chegaram ao local da feira por volta das 5h da manhã. O cansaço, o sono e a chuva marcaram a viagem para o espaço das Olimpíadas de Culinária.

Ambas as equipas tinham duas horas para montar as mesas. Levavam praticamente tudo preparado, mas havia pequenos pormenores a terminar. Não só na gelatinagem, mas na montagem das peças de pastelaria e na decoração da mesa.

As mesas das duas equipas estavam em pavilhões diferentes, juntamente com as restantes equipas juniores e seniores em competição neste último dia das Olimpíadas.

As duas horas para terminar a montagem da mesa passam sempre num instante e um atraso significa uma penalização da pontuação. Os membros das equipas dividem-se pelas várias tarefas, assegurando-se de que qualquer pormenor fica perfeito.

E em ambas as mesas o resultado foi bastante positivo.


Mesa sénior:



Mesa júnior:




Rapidamente o júri se aproxima, controlando a organização, a apresentação e o tempo ainda disponível. A partir das 8h da manhã, e até às 10h, o recinto fica interdito a visitantes para que o júri avalie as mesas. As equipas descansaram por algumas horas no hotel e regressaram à feira ao início da tarde, para a entrega dos diplomas e medalhas.



Ao fim do dia, as mesas foram desmanchadas em pouco mais de cinco minutos. Restava apenas o esqueleto de uma exposição onde cada pormenor esconde horas de trabalho, de dedicação e de empenho.
Fica o contraste. De manhã, o enorme cuidado no transporte dos pratos desde as cozinhas até à exposição. Ao fim da tarde, os enormes sacos de plástico para o que num espaço de horas passou a ser lixo. Entre os dois momentos, fica o enorme encanto da arte culinária.

Sem comentários: