sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Regresso das equipas a Portugal


As duas equipas chegaram ontem a Portugal, à meia-noite. Partiram de Erfurt após a cerimónia de entrega das medalhas da prova de menu quente.


Dos nove dias passados em Erfurt fica a certeza de que o trabalho e esforço trazem recompensas. E que Portugal continua a marcar presença, e de forma muito positiva, entre os melhores cozinheiros de vários países.


E para cada um dos cozinheiros e pasteleiros das duas equipas foi mais uma boa experiência. Em termos de competição, de espírito de equipa. A ideia de que haverá sempre pontos a mudar, técnicas a aperfeiçoar.


Para além dos diplomas e medalhas, cada um trouxe a recompensa pessoal das folgas utilizadas para os treinos. Ou mesmo dos dias de férias tirados para poderem participar nas Olimpíadas.


E agora regressam aos seus trabalhos. Tentando conciliar a tão rápida mudança de país, de rotina, de sensações e sentimentos.


As próximas Olimpíadas de Culinária serão em 2012. Até lá, muito haverá a fazer.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cerimónia de entrega das medalhas


As Olímpiadas de Culinária terminam hoje, com a cerimónia de entrega das medalhas da prova de menu quente. Portugal subiu ao palco para receber as duas medalhas de bronze, uma da equipa sénior e outra da equipa júnior.

Ontem decorreu a cerimónia de entrega das medalhas do menu frio, duas medalhas de prata e duas de bronze.

Terminam assim as Olimpíadas de Culinária 2008.

Colocaremos no blogue as fotografias das mesas das duas equipas muito brevemente.

DUAS MEDALHAS DE PRATA E DUAS DE BRONZE

Foi este o resultado da prova de menu frio realizada na manhã de hoje nas Olimpíadas de Culinária 2008. A equipa sénior ganhou uma medalha de prata e duas de bronze. A equipa júnior ganhou uma medalha de prata.

Juntamente com a prova de menu quente realizada na segunda-feira, as equipas olímpicas levarão para Portugal duas medalhas de prata e quatro medalhas de bronze.

É o fim da 22ª edição das Olimpíadas de Culinária, na qual os cozinheiros portugueses puderam competir com os melhores do mundo.

Prova menu frio

Sobre a prova de hoje…

As equipas chegaram ao local da feira por volta das 5h da manhã. O cansaço, o sono e a chuva marcaram a viagem para o espaço das Olimpíadas de Culinária.

Ambas as equipas tinham duas horas para montar as mesas. Levavam praticamente tudo preparado, mas havia pequenos pormenores a terminar. Não só na gelatinagem, mas na montagem das peças de pastelaria e na decoração da mesa.

As mesas das duas equipas estavam em pavilhões diferentes, juntamente com as restantes equipas juniores e seniores em competição neste último dia das Olimpíadas.

As duas horas para terminar a montagem da mesa passam sempre num instante e um atraso significa uma penalização da pontuação. Os membros das equipas dividem-se pelas várias tarefas, assegurando-se de que qualquer pormenor fica perfeito.

E em ambas as mesas o resultado foi bastante positivo.


Mesa sénior:



Mesa júnior:




Rapidamente o júri se aproxima, controlando a organização, a apresentação e o tempo ainda disponível. A partir das 8h da manhã, e até às 10h, o recinto fica interdito a visitantes para que o júri avalie as mesas. As equipas descansaram por algumas horas no hotel e regressaram à feira ao início da tarde, para a entrega dos diplomas e medalhas.



Ao fim do dia, as mesas foram desmanchadas em pouco mais de cinco minutos. Restava apenas o esqueleto de uma exposição onde cada pormenor esconde horas de trabalho, de dedicação e de empenho.
Fica o contraste. De manhã, o enorme cuidado no transporte dos pratos desde as cozinhas até à exposição. Ao fim da tarde, os enormes sacos de plástico para o que num espaço de horas passou a ser lixo. Entre os dois momentos, fica o enorme encanto da arte culinária.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Prova do menu frio

A noite de hoje foi passada nas cozinhas, para acabar todos os pormenores dos muitos pratos das mesas de exibição. Por volta das 5h da manhã as duas equipas já estavam na feira das Olimpíadas. Tinham duas horas para montar as mesas.

Vinha já quase tudo empratado, mas era necessário terminar alguns pormenores e montar tudo. Incluindo o enorme centro de mesa, que sofreu alguns percalços.

As equipas dos restantes países que competem hoje apressavam-se, pois um atraso na montagm das mesas significa perda de pontos. Os elementos do júri desde cedo se passeavam entre as mesas, prestando atenção à forma de montagem, de organização, de decoração. E ao tempo demorado.

Os resultados serão conhecidos hoje. Iremos publicá-los aqui e no site da ACPP em http://www.acpp.pt/.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Galo de Barcelos em Erfurt

Haverá um enorme Galo de Barcelos levado pelas equipas portuguesas para a exposição do menu frio na feira das Olimpíadas de Culinária.

O galo fez 2670 km, esteve seis dias nos corredores das cozinhas, foi pintado e já foi levado para o espaço da feira onde amanhã estará exposto.


Sobre o Galo de Barcelos...

Conta a lenda que em Barcelos, há muitos anos, a população andava atormentada por não encontrar o responsável de um crime.

Um dia apareceu um galego que consideraram suspeito. Pouco depois, o homem foi condenado à forca. Mas o galego insistia na sua inocência, justificava-se dizendo que estava só de passagem como peregrino a Santiago de Compostela. Pediu para falar com o responsável pela decisão, e levaram-no a casa do juíz que almoçava na altura com amigos. Tinha em cima da mesa um enorme galo assado.

O galego voltou a garantir estar inocente e disse: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem." Ninguém o levou a sério.

Mas nesse dia, quando o homem ia ser enforcado, o galo levantou-se e cantou. O juiz correu para salvar o galego que foi imediatamente libertado.

Próxima prova: menu frio


Os membros das duas equipas estão desde a meia noite de ontem a trabalhar nas cozinhas. O processo de gelatinagem está a decorrer, exigindo uma enorme atenção, concentração e perfeição. Algo que se torna difícil quando o cansaço é muito.


Na noite de ontem, no dia de hoje e na noite que se aproxima as duas equipas têm de deixar tudo pronto. Às seis da manhã de 22 de Outubro, amanhã, começam a montar as mesas para a exibição na feira.

Entretanto os capitães de equipa já levaram para a feira os materiais para os centros de mesa. Na mesa júnior o tema é o vidro e as transparências. A mesa sénior terá como centro um enorme Galo de Barcelos.

Amanhã os resultados só sairão no final do dia. Mostraremos fotografias das mesas assim que as tivermos.

DUAS MEDALHAS DE BRONZE


A Selecção de Cozinha ganhou duas medalhas de bronze na prova realizada ontem. Uma para a equipa júnior: pela preparação de um prato principal para 100 pessoas e pela prova de estafeta. A segunda medalha foi para a equipa sénior, responsável pela preparação de uma entrada, prato principal e sobremesa para 110 pessoas. E autora do menu que esgotou em cerca de 20 minutos.

Sentem agora alívio pelo fim da prova, satisfação pelos resultados e empenho na prova de amanhã. A comemoração destes bons resultados ficará para depois da próxima prova.

Próxima prova

As equipas estão desde a meia-noite de ontem a trabalhar, ininterruptamente, até ao final da montagem da mesa para a próxima prova.

Na madrugada de dia 22, vão montar a mesa de frios na feira. Todo o processo de gelatinagem, para uma melhor conservação e apresentação dos pratos, é feito entre esta noite e a manhã de hoje.

22 de Outubro, quarta-feira:
Mesa de frios (equipa sénior e equipa júnior)

Fim da prova. Fim da primeira etapa.


Tudo começou muito cedo e passou num instante. Trinta minutos parecem três.

A equipa sénior começou a servir ao meio-dia. Duas horas antes, os 110 bilhetes para os pratos portugueses esgotaram em pouco mais de vinte minutos. Os muitos visitantes ocuparam rapidamente as mesas e cadeiras, fazendo o seu pedido. "Quero Portugal". "Quero Irlanda". "Acho que vou comer Croácia".

O trabalho prolongou-se pela tarde fora, num dia cujo início se confundia com o dia anterior.


A equipa júnior começou a servir às 12h30. Uma fila de empregados de mesa - na sua maioria estudantes alemães de hotelaria - aguardava o empratamento na cozinha de cada país. Dentro das cozinhas, a concentração dos cozinheiros era por vezes interrompida com um bater no vidro ou um sinal de apoio de um qualquer visitante mais entusiasmado.

Às 13h30 começou a prova de Estafeta, o quase terror dos cozinheiros júniores. Em 30 minutos, cada um deles - individualmente e perante um público a 20 cm de distância - tem de preparar uma das categorias exigidas: entrada, consommé, prato principal e sobremesa.


É quando os 30 minutos parecem três. Quando as duas horas e meia para preparar as quatro categorias passam sem se dar por isso. A prova correu muito bem à equipa júnior, conseguindo cumprir todos os tempos e níveis de exigência.

No restante espaço da feira, as mesas de menu frio de países como os EUA, a Suécia ou a Suíça impressionaram a maioria dos visitantes.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Prova a decorrer

As equipas estão desde as 5h da manhã no espaço das Olimpíadas. A equipa sénior começou a trabalhar antes das 6horas e a equipa júnior começou às 8h. A definição do horário pela organização do evento deve-se às variações nas provas das duas equipas.

Enquanto que a equipa sénior tem de preparar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para 110 pessoas, à equipa júnior é exigido apenas um prato principal para o mesmo número de pessoas.

Em breve daremos a conhecer quais os pratos que as equipas estão a preparar.

domingo, 19 de outubro de 2008

Na véspera da nossa primeira prova


Amanhã concretiza-se o trabalho dos últimos quatro anos. O esforço, a dedicação, os treinos intensos, o tempo dispensado, a motivação e a persistência.

O dia começará às 3h da manhã, quando as equipas irão para as cozinhas carregar o material. Terão de estar na feira às 6h da manhã.

Com a equipa júnior competirão simultaneamente a equipa da Alemanha, Irlanda, Polónia e Suíça. Com a equipa sénior estarão as equipas séniores da Alemanha, Islândia, Croácia, Turquia, Eslovénia, Luxemburgo e Chipre.

Até lá

Primeiro dia das Olimpíadas



Hoje estreou-se o espaço das Olimpíadas de Culinária. Os enormes pavilhões na Messe Erfurt encheram-se de visitantes e os barretes brancos preenchiam os espaços vazios.

Para além da prova de menu quente, com a elaboração de uma refeição para 110 pessoas, um dos pavilhões acolhia as exibições dos frios. Um enorme cruzamento de cores, de padrões, de formas. Destacaram-se as mesas de frios da Dinamarca, Suécia, Hungria, Japão e Áustria.

A imaginação é levada por caminhos nunca antes imaginados.



Os cozinheiros passeiam-se entre as muitas mesas, decoradas com enormes candeeiros ou jarras ou qualquer aventura mais ousada. Facilmente encontramos junto das mesas os autores. Foi o caso da equipa italiana que descontraidamente explicou os detalhes da sua mesa: os produtos usados, as técnicas aplicadas.


Durante a competição para o menu quente (consiste na preparação de 110 pratos), os cozinheiros dividem-se pelas múltiplas tarefas no [sempre] curto tempo que têm. Cruzam-se países, cruzam-se continentes.










No restante espaço da feira, e para além das muitas mesas do restaurante das nações, há várias exibições, propondo os melhores produtos, materiais e técnicas. Uma partilha de conhecimentos, pessoais e profissionais, num enorme espaço onde se reunem os melhores cozinheiros do mundo.

RESULTADOS DAS EXIBIÇÕES (menu frio):

Equipas séniores

Dinamarca (três medalhas de ouro)
Holanda (duas medalhas de ouro e uma de prata)
República Checa (duas medalhas de bronze e uma de prata)
Finlândia (três medalhas de prata)
Hungria (duas medalhas de prata e uma de bronze)

Equipas júniores

Dinamarca (medalha de ouro)
Itália (medalha de prata)
República Checa (medalha de prata)
Escócia (medalha de prata)
Áustria (medalha de bronze)

(O sistema de pontuação das provas permite que numa mesma categoria sejam atribuídas várias medalhas, pois prevalece o número de pontos)

Começaram as Olimpíadas de Culinária


As equipas estiveram ontem, sábado, na cerimónia de abertura das Olimpíadas de Culinária 2008. Desfilaram com a bandeira de Portugal, juntamente com todas as outras equipas participantes, de quase 50 países.



Com excepção do momento de paragem para a cerimónia, este é o terceiro dia de trabalho consecutivo para as duas equipas. Agora, a um dia da primeira prova nas Olimpíadas, todo o tempo começa a parecer pouco.



Para além da preparação dos crocantes, dos legumes torneados, dos molhos, das peças em chocolate, há que tratar dos pratos e decoração das mesas. E hoje o galo de Barcelos começou a ser pintado. Aguardamos pelo final.

Amanhã começam as provas de menu quente de vários países. Ficam a faltar apenas algumas horas para a nossa primeira prova.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Provas de Portugal nas Olimpíadas


Estão já definidas as datas das provas de Portugal nas Olimpíadas de Culinária. Ambas as equipas competem nos mesmos dias:

20 de Outubro, segunda-feira:
Competição com menu quente

22 de Outubro, quarta-feira:
Competição com menu frio

Amanhã, sábado, é a sessão de abertura das Olimpíadas. No domingo, dia 19 de Maio, dá-se início às provas de outros países participantes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Num primeiro dia de trabalho


Hoje chove. Estão cerca de 6 graus e a temperatura na cozinha é mais amena. Há caixotes a descarregar, muito material para arrumar. As equipas começam a adiantar uma parte do trabalho, ainda pequena, aquela que é possível de fazer com os produtos que trouxeram de Portugal. Os restantes chegarão nos próximos dias.

Começam por descarregar o que ainda falta, com a ajuda de outros elementos que vieram exclusivamente para apoiar logisticamente as equipas.

[...Esses outros elementos de apoio às equipas partiram de Lisboa na segunda-feira, dia 14, numa camioneta com algum material necessário ao trabalho dos cozinheiros.


2670 km em dois dias: Lisboa, Salamanca, Valladolid, Burgos, Vitória. Hendaye, Bordéus, Angoulême, Chalon-s-Saône, Mulhouse. Freiburg, Stuttgart, Würzburg, Bamberg. Erfurt.]

Agora, diferentes tarefas vão sendo cumpridas pelos cozinheiros e pasteleiros das equipas.

Começam a ser montadas as esculturas de chocolate e açúcar, são feitos os crocantes e preparados inúmeros detalhes essenciais à elaboração dos pratos. Tudo o que pode ser adiantado para a prova do menu frio – no qual os pratos estarão apenas para exibição – é feito agora, a alguns dias do início das Olimpíadas.

Lentamente, fora da cozinha o dia vai arrefecendo e a chuva continua. Dentro da cozinha, há um rodopio. A equipa de África do Sul, com quem as equipas partilham o espaço, está igualmente a trabalhar.

E quando chega o final do dia, o cansaço começa a fazer-se sentir.
Ainda que tudo esteja no início.

Já em Erfurt

No final de uma longa viagem - de avião até Frankfurt e de carro até Erfurt - pode dizer-se: as equipas chegaram para as Olimpíadas de Culinária 2008.


Os cozinheiros foram conhecer o seu espaço de trabalho dos próximos dias: uma cozinha numa clínica médica, perto do centro de Erfurt. Cabe à Associação Alemã de Cozinheiros (VKD) a atribuição dos espaços para cada uma das equipas participantes. Este ano será partilhada entre as equipas de Portugal e de África do Sul.

Descarregar as muitas caixas com material e produtos alimentares levou um certo tempo. Organizaram a cozinha para amanhã darem início a alguns preparativos.

No final deste primeiro dia, fica a certeza da muita motivação e do muito trabalho que virá nos próximos dias.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Partida dentro de 7 horas

Partimos amanhã de manhã, de Lisboa, com destino a Erfurt.

Os próximos posts já serão escritos por terras alemãs.

Até lá!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Olimpíadas de Culinária


As Olimpíadas de Culinária reunem, de quatro em quatro anos, centenas de cozinheiros vindos de todo o mundo. É o mais prestigiado concurso internacional de arte culinária e realizou-se pela primeira vez no ano de 1900, em Frankfurt.

A Alemanha é o país anfitrião deste evento, sob orientação da World Association of Chefs Societies (WACS). Nas últimas edições, em 2000 e 2004, as Olimpíadas decorreram em Erfurt.

A cidade, no centro da Alemanha, acolhe durante alguns dias cerca de 1200 cozinheiros e mais de 20 mil visitantes.

Portugal participa nas Olimpíadas de Culinária, ou IKA (International Exhibition of Culinary Art), desde 1992. Nesse ano, as equipas trouxeram duas medalhas de bronze. Poderá encontrar uma lista das participações internacionais e prémios recebidos aqui.

A Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) é a única entidade nacional que pode inscrever cozinheiros nas Olimpíadas, e é membro da WACS desde 1984.

A 22ª edição das Olimpíadas, de 19 a 22 de Outubro de 2008, contará com a participação de mais de 40 países.

Duas equipas, 14 cozinheiros

A divisão em duas equipas é feita consoante a idade: o limite da equipa júnior é 23 anos. A partir dessa idade, deverão passar para a equipa sénior (onde não há limite de idade).

Resumindo os membros das equipas:

EQUIPA JÚNIOR
António Bóia
João Simões
Filipe Carvalho
Tânia Clemente
Jorge Fernandes
Tiago Bonito

EQUIPA SÉNIOR
Paulo Pinto
Carlos Gonçalves
Nuno Mendes
Edgar Alves
Joaquim Sousa
Manuel Bóia
Pedro Campas
Miguel Carvalho

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Equipa sénior: Nuno Mendes

Nuno Mendes é membro da equipa sénior desde o início de 2008, embora o seu contacto com a selecção de cozinha venha desde 1998.

Actualmente, e desde 2007, trabalha como chefe executivo no restaurante Cop’3, em Lisboa.

Nuno Mendes, 38 anos, nasceu em Abrantes. Fez formações em cozinha europeia, e em especial cozinha mediterrânica.

Estagiou no Hotel Lutécia, em Lisboa, e trabalhou no restaurante italiano Massima Culpa e no restaurante Café Paraíso.

Foi subchefe do restaurante La Villa, no Estoril, e do Bica do Sapato, em Lisboa, e ainda foi chefe de banquetes no Centro Cultural de Belém. Em 2006, ganhou o prémio de Cozinheiro do Ano.

Desde o início de 2008 faz parte da equipa sénior e já participou na Olimpíadas de Culinária em Erfurt, Alemanha.

Equipa sénior: Manuel Bóia

Manuel Bóia, 26 anos, é membro da actual equipa sénior, tendo começado como júnior em 2003.

Desde o início de 2007, é primeiro cozinheiro no Hotel Grande Real Villa Itália.

Manuel Bóia nasceu em Bragança e frequentou o curso de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Estagiou no Hotel Carlton Alvor e no restaurante Bica do Sapato. Até 2007, Manuel Bóia trabalhou no restaurante Bica do Sapato chegando a chefe de partida.

É convidado a entrar na equipa júnior em 2003, tendo participado nas Olimpíadas de Culinária em 2004. Nesse mesmo ano passa para a equipa sénior, permitindo-lhe a participação em competições no Luxemburgo e no Chipre.

Em Outubro de 2008, participou nas Olimpíadas de Culinária, em Erfurt, Alemanha, sendo a segunda participação na maior competição internacional de culinária.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Equipa sénior: Carlos Gonçalves

Carlos Gonçalves é membro da actual equipa sénior, tendo começado como júnior em 2003.

Actualmente é subchefe executivo no Hotel Grande Real Villa Itália.

Carlos Gonçalves nasceu em Lisboa e tem 26 anos. Fez o curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e desde o final do curso, em 2001, já estagiou no Hotel Tivoli Lisboa e no Ritz Four Seasons.

Em 2004, participou nas Olimpíadas de Culinária e nos anos seguintes passou por competições culinárias internacionais na Escócia, no Luxemburgo, na Eslovénia e no Chipre. Em Outubro de 2008, participou nas Olimpíadas de Culinária, juntamente com a equipa sénior.

Em Abril de 2009, participou no WACS Global Chefs Challenge, em Lisboa. Contando com a colaboração de Celso Padeiro, seu assistente, ganharam a competição da região Europa do Sul/Mediterrâneo. A vitória garantiu-lhes a presença na final, em Santiago do Chile, em Janeiro de 2010.

Equipa sénior: Joaquim Sousa

Joaquim Sousa entrou para a equipa sénior em 2006.

Trabalha actualmente no Tivoli Marina Hotel do Algarve.

Joaquim Sousa tem 36 anos e cresceu em Paris onde contactou pela primeira vez com a culinária.

Durante sete anos, trabalhou no Hotel Nikko, em Paris, e paralelamente no restaurante Les Célébrités.

Já em Lisboa, em 2001, entrou no Pestana Palace Hotel e desde 2007 desempenha a função de chefe executivo de pastelaria.

Participou nas Olimpíadas de Culinária de 2008, em Erfurt, destacando-se como a primeira grande experiência em competição internacional, ainda que no seu percurso existam várias passagens por outros países.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Equipa júnior: Jorge Fernandes

Jorge Fernandes, 22 anos, é membro da equipa júnior desde 2006.
É subchefe de cozinha no restaurante Rio's, em Oeiras, desde Janeiro de 2008.

Jorge Fernandes nasceu em Lisboa e fez o curso de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo. Fez um estágio nos hotéis Lapa Palace e Tivoli Lisboa. Em 2003, a participação num concurso nacional de cozinheiros trouxe-lhe alguns contactos, e o desejo de fazer parte da equipa júnior concretizou-se.

Em 2006 participou na Expogast, no Luxemburgo. E mais recentemente, em Maio de 2008, recebeu uma medalha de prata no concurso mundial de Júnior Chef, organizado pela WACS (World Association of Chefs Societies), no Dubai. Em Outubro de 2008, participou nas Olimpíadas de Culinária em Erfurt, Alemanha.

Equipa júnior: Tiago Bonito

Tiago Bonito, 22 anos, está na equipa júnior há dois anos.

É natural de Coimbra, onde trabalhou até 2007. Actualmente é primeiro cozinheiro no Hotel & Spa Vip Grand Lisboa.

Tiago Bonito estudou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Em 2002, estagiou no Hotel Dona Inês e ainda no Sheraton Algarve Pine Cliffs, em Albufeira.

Trabalhou no Algarve durante dois anos, passando por hotéis como o São Rafael Suite, onde chegou a chefe de partida.

Foi vencedor de uma etapa regional do concurso Jovem Cozinheiro do Ano, valendo-lhe o convite para entrar na equipa júnior. Desde então tem participado em pequenas competições nacionais, e passou também pela Expogast 2006, no Luxemburgo.

Equipa júnior: Tânia Clemente

Tânia Clemente entrou na equipa júnior em 2006.
É segunda cozinheira no restaurante Praia Café, em Oeiras, desde 2007.

Tânia Clemente é actualmente o único elemento feminino nas equipas de cozinha. Tem 22 anos, e começou por fazer o ensino secundário, no agrupamento de artes. Acabou por desistir e optar por um curso de cozinha, em Lisboa.

Estagiou no restaurante Bica do Sapato, em Lisboa, onde se destacou pelo seu trabalho e esforço. Foi-lhe proposta a entrada na equipa júnior. Mais tarde, passou como estagiária pelo restaurante Rios e entretanto entrou no Praia Caffé.

Como membro da equipa júnior, participou na Expogast, em 2006, no Luxemburgo.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Equipa júnior: Filipe Carvalho

Filipe Carvalho, 23 anos, faz parte da equipa júnior desde 2006.

Chegou a finalista do concurso ''Jovem Cozinheiro do Ano' nesse ano, o que lhe valeu o convite para entrar na equipa.

Hoje em dia trabalha no restaurante Rio's, em Oeiras, onde desempenha funções de segundo cozinheiro.

Filipe Carvalho nasceu em Aveiro e estudou em Coimbra, onde fez o curso de cozinha. Estagiou no Hotel Dona Inês, em Coimbra, e mais tarde trabalhou no Hotel Grande Real Santa Eulália Resort e Spa.

Como membro da equipa júnior já participou na Expogast 2006, no Luxemburgo. Outros eventos de culnária têm servido de preparação para a sua estreia nas Olimpíadas 2008. Participou também, pela primeira vez, nas Olimpíadas da Culinária 2008, em Erfurt, Alemanha.

Equipa júnior: João Simões

João Simões, 24 anos, é o mais antigo membro da equipa júnior. Participou pela primeira vez nas Olimpíadas de Culinária em 2004.

Actualmente é subchefe de cozinha no Hotel Altis Belém.

Terminou o curso de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e estagiou no Hotel Ritz, no restaurante Bica do Sapato e no Hotel Four Seasons Resort Provence, em França.

Entrou na equipa júnior com 16 anos, em 2002, depois de se ter destacado num concurso de cozinheiros na Dinamarca. Para além das Olimpíadas, participou noutras competições internacionais desde a sua entrada na equipa.

Em 2006, João Simões foi o vencedor do concurso Junior Chef da World Association of Chefs Societies (WACS), na Nova Zelândia. Em 2008, participou nas Olimpíadas de Culinária em Erfurt, Alemanha, juntamente com a equipa júnior.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Capitão da equipa sénior: Chefe Paulo Pinto

Paulo Pinto é o chefe da equipa sénior.
Participou nas Olimpíadas de Culinária pela primeira vez em 1992, pouco depois de ter entrado para a equipa júnior da Selecção Nacional de Cozinha.

Neste momento, e desde 2007, é Chefe Executivo no Hotel Grande Real Villa Italia, em Cascais.

Paulo Pinto nasceu em 1970, e com 14 anos entrou como aprendiz de cozinha no Hotel Eduardo VII em Lisboa. Saiu em 1991, já como segundo cozinheiro, e passou a chefe de partida no Hotel Caesar Park Penha Longa.
Foi ainda chefe de cozinha no restaurante La Villa, no Estoril, entre 1999 e 2003, e depois no restaurante Bica do Sapato, em Lisboa, até 2006.

Paulo Pinto foi já consultor gastronómico e faz parte do júri do concurso 'Jovem Cozinheiro do Ano' desde 2004.

A ligação com a Selecção Nacional de Cozinha teve início em 1992. Desde então, participou nas quatro últimas edições das Olimpíadas de Culinária, bem como em outras competições internacionais. Em 1997, assumiu a chefia da equipa sénior em conjunto com António Bóia.

Já em 2004, Paulo Pinto ficou exclusivamente responsável pela preparação e orientação da equipa sénior, dando início a uma reestruturação e reorganização. Enquanto chefe da equipa, acredita que a existência de uma sincera ligação entre os diferentes elementos será a base de uma boa evolução. Recentemente Paulo Pinto passou a integrar o painel de júris credenciados pela WACS que, em Portugal, são ainda em número reduzido.

Capitão da equipa júnior: Chefe António Bóia

António Bóia é o chefe da equipa júnior.
Faz parte da Selecção Nacional de Cozinha desde 1992, ano em que participou pela primeira vez nas Olimpíadas de Culinária.

Desempenha actualmente o cargo de chefe executivo do grupo BHolding.

António Bóia nasceu em Bragança em 1970, e aos 16 anos iniciou o seu percurso como cozinheiro em Paris. Entre 1990 e 1996, trabalhou como cozinheiro em Paris e em Lisboa, no restaurante Alcântara Café e no Hotel Lapa Palace. Foi subchefe no Hotel Meridien, em Lisboa, e em 2002 passou a subchefe executivo no Hotel Ritz.
Em 2006, assumiu o cargo de chefe executivo dos dois restaurantes em Oeiras.

Paralelamente, e desde 1992, apostou no seu trabalho com as equipas olímpicas. Começou por fazer parte da equipa júnior, possibilidade que surgiu depois de ter ganho o concurso Toque d'Or em Portugal.

Para além da participação nas Olimpíadas desde 1992, António Bóia passou por outras competições internacionais, como o World Culinary Grand Prix ou o American Culinary Classic. Em 1997, António Bóia tinha assumido a chefia conjunta da equipa sénior e em 2004 inicia funções como chefe da equipa júnior.

Desde então, tem preparado jovens cozinheiros para competições internacionais e é actualmente responsável pelo trabalho da equipa júnior. Uma preparação intensa e minuciosa, bem como muito esforço e dedicação são os princípios que exige a cada um dos membros da equipa. António Bóia foi recentemente integrado no painel de júris credenciados pela WACS. O número de júris em Portugal é ainda muito reduzido.

O início da contagem decrescente

Nove dias antes da partida das equipas portuguesas para as Olimpíadas de Culinária, na cidade alemã de Erfurt, estreia-se este espaço.

Nele pretendemos dar a conhecer, mais de perto, o caminho que a selecção nacional de cozinha percorrerá antes e durante as Olimpíadas.

A partida das duas equipas será no dia 15 de Outubro. Até lá apresentaremos os cozinheiros e chefes de equipa, bem como o percurso português nas Olimpíadas de Culinária desde 1992 e a importância do evento no mundo da culinária. Falaremos também com os restantes elementos que vão acompanhar e apoiar logisticamente as equipas.

Haverá ainda um espaço para algumas palavras de outros Chefes portugueses.

Entre os dias 15 e 23 de Outubro, descreveremos o dia-a-dia dos cozinheiros nas Olimpíadas: a preparação das provas, as participações, as expectativas e os resultados. Assim como o ambiente da cidade de Erfurt, que acolherá milhares de cozinheiros vindos de todo o mundo.

Iremos estar sempre disponíveis para receber sugestões. Entre em contacto connosco quando quiser!